sexta-feira, 27 de julho de 2012

Nuvens Mammatus - Teoria


    Através de diversas pesquisas, encontrei várias teorias para definir as Nuvens Mammatus. Algumas delas apresentam que essas nuvens são desconhecidas e que não é possível estudá-las pois suas aparições são muito rápidas, permanecendo visíveis no máximo até 1 hora. Outras teorias dizem que as Nuvens Mammatus tem uma grande ligação com as Nuvens Cumulonimbus.

          Nuvens Cumulonimbus: Tem um grande desenvolvimento vertical e apresentam a forma de uma montanha, a sua base tem entre 700 e 1500 m e o seu topo, geralmente apresenta a forma característica de uma bigorna chegando de 9 a 35 km de altura. A cada momento, aproximadamente 1800 nuvens estão em desenvolvimento no nosso planeta. É formada por gotas de água, granizo, flocos de neve e cristais de gelo. Está associada diretamente a tempestades fortes com raios e trovões.

   As Nuvens Mammatus, quando ligadas as Nuvens Cumulonimbus, se tornam mensageiras de tempestades e de outros eventos meteorológicos, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo a força.

       Sua diferença das restantes é que se forma em ar descendente, o contrário das outras nuvens que se formam e ar ascendente. As Mammatus são raras, mas também podem ocorrer na alta atmosfera associadas às nuvens stratocumulus, altocumulus, altostratus, cirrus e cirrocumulus, nuvens de poeira vulcânica e nuvens provocadas por aviões. Suas aparições são geralmente registradas nas épocas quentes do ano.

       As dimensões horizontais de uma nuvem Mammatu individual varia de 250 m até 8 km. A altura de sua base pode variar entre 3 m a 1,1 km.

       O termo “mammatus” deriva de mamma, devido a associação ao formato de mamas ou seios.

        Segundo algumas pesquisas, esse fenômeno já ocorreu no Brasil como mostram as imagens dos posts anteriores.




Links de pesquisa:



Imagens de Nuvens Mammatus são registradas em Caxias do Sul. Disponível em:<http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=247895> Acessado em 27 de julho de 2012.

Rara Formação de Nuvens Mammatus no Rio de Janeiro. Disponível em: <http://amahet.blogspot.com.br/2011/06/rara-formacao-de-nuvens-mammatus-no-rio.html> Acessado em 27 de julho de 2012.

Nuvens Mammatus em Curitiba - PR. Disponível em: <http://meteoropole.com.br/2012/02/nuvens-mammatus-em-curitiba-pr/> Acessado em 27 de julho de 2012.

Paisagem Maravilhosa - Nuvens Mammatus. Disponível em: <http://www.lugaresinsanos.com/2012/07/paisagem-maravilhosa-nuvens-mammatus.html> Acessado em 27 de julho de 2012.

Oito tipos de formações de Nuvens Raras. Disponível em: <http://www.blogsilence.com/8-tipos-de-formaes-de-nuvens-raras_30/> Acessado em 27 de julho de 2012.

Nuvens surpreendem população - Espetáculo no céu do Vale dos Sinos. Disponível em: <http://www.popa.com.br/meteorologia/mamatus.htm> Acessado em 27 de julho de 2012.

O Mistério das Nuvens Mammatus. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/natureza/o-misterio-das-nuvens-mammatus> Acessado em 27 de julho de 2012.



Mikaela de Souza

Nuvens Mammatus - Imagens


Foto registrada em São Leopoldo no dia 18 de fevereiro de 2012.




Foto registrada em Curitiba no dia 29 de fevereiro de 2012.



Foto registrada em Caxias do Sul no dia 20 de janeiro de 2011.

Nuvens Cumulonimbus - Imagens



 

Fotos retiradas da internet.