sexta-feira, 27 de julho de 2012

Nuvens Mammatus - Teoria


    Através de diversas pesquisas, encontrei várias teorias para definir as Nuvens Mammatus. Algumas delas apresentam que essas nuvens são desconhecidas e que não é possível estudá-las pois suas aparições são muito rápidas, permanecendo visíveis no máximo até 1 hora. Outras teorias dizem que as Nuvens Mammatus tem uma grande ligação com as Nuvens Cumulonimbus.

          Nuvens Cumulonimbus: Tem um grande desenvolvimento vertical e apresentam a forma de uma montanha, a sua base tem entre 700 e 1500 m e o seu topo, geralmente apresenta a forma característica de uma bigorna chegando de 9 a 35 km de altura. A cada momento, aproximadamente 1800 nuvens estão em desenvolvimento no nosso planeta. É formada por gotas de água, granizo, flocos de neve e cristais de gelo. Está associada diretamente a tempestades fortes com raios e trovões.

   As Nuvens Mammatus, quando ligadas as Nuvens Cumulonimbus, se tornam mensageiras de tempestades e de outros eventos meteorológicos, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo a força.

       Sua diferença das restantes é que se forma em ar descendente, o contrário das outras nuvens que se formam e ar ascendente. As Mammatus são raras, mas também podem ocorrer na alta atmosfera associadas às nuvens stratocumulus, altocumulus, altostratus, cirrus e cirrocumulus, nuvens de poeira vulcânica e nuvens provocadas por aviões. Suas aparições são geralmente registradas nas épocas quentes do ano.

       As dimensões horizontais de uma nuvem Mammatu individual varia de 250 m até 8 km. A altura de sua base pode variar entre 3 m a 1,1 km.

       O termo “mammatus” deriva de mamma, devido a associação ao formato de mamas ou seios.

        Segundo algumas pesquisas, esse fenômeno já ocorreu no Brasil como mostram as imagens dos posts anteriores.




Links de pesquisa:



Imagens de Nuvens Mammatus são registradas em Caxias do Sul. Disponível em:<http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=247895> Acessado em 27 de julho de 2012.

Rara Formação de Nuvens Mammatus no Rio de Janeiro. Disponível em: <http://amahet.blogspot.com.br/2011/06/rara-formacao-de-nuvens-mammatus-no-rio.html> Acessado em 27 de julho de 2012.

Nuvens Mammatus em Curitiba - PR. Disponível em: <http://meteoropole.com.br/2012/02/nuvens-mammatus-em-curitiba-pr/> Acessado em 27 de julho de 2012.

Paisagem Maravilhosa - Nuvens Mammatus. Disponível em: <http://www.lugaresinsanos.com/2012/07/paisagem-maravilhosa-nuvens-mammatus.html> Acessado em 27 de julho de 2012.

Oito tipos de formações de Nuvens Raras. Disponível em: <http://www.blogsilence.com/8-tipos-de-formaes-de-nuvens-raras_30/> Acessado em 27 de julho de 2012.

Nuvens surpreendem população - Espetáculo no céu do Vale dos Sinos. Disponível em: <http://www.popa.com.br/meteorologia/mamatus.htm> Acessado em 27 de julho de 2012.

O Mistério das Nuvens Mammatus. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/natureza/o-misterio-das-nuvens-mammatus> Acessado em 27 de julho de 2012.



Mikaela de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário