segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Neve


 A neve é uma ocorrência meteorológica que consiste de água congelada formando pequenos cristais de gelo de cor branca. O fenômeno pode apresentar intensidade leve, moderada ou forte, podendo receber a denominação de nevasca, nevão,nevisco ou nevada. Geralmente acontece em locais de médias e elevadas latitudes do planeta, em regiões de clima temperado e frio. Também encontramos neve nos picos elevados do planeta, como em algumas montanha, por exemplo.

 Abaixo seguem os principais tipos de precipitações sólidas existentes de neve:

Flocos de neve: Conforme definido pela Sociedade Norte-Americana de Meteorologia, os flocos de neve consistem na forma mais conhecida e tradicional de precipitação de neve. É o cristal de gelo em forma de floco, de formato hexagonal e com o aspecto de uma pequena estrela.

Grãos de neve (também conhecidos como neve granular ou snow grains): precipitação na forma de partículas muito pequenas e opacas de gelo, ou equivalente à forma sólida de chuvisco. Lembram as pelotas de gelo na aparência externa, mas são mais achatadas e alongadas. Geralmente apresentam um diâmetro inferior a 1 milímetro. Não racham nem pipocam ao atingir uma superfície dura. Normalmente, a neve granular cai em pequena quantidade e se origina de nuvens estratificadas ou até de um nevoeiro.

Grãos de gelo (também pelotas de gelo ou granizo miúdo): tipo de precipitação consistente de pelotas de gelo de 5 milímetros ou menos de diâmetro. Podem se apresentar na forma esférica, irregular ou até, raramente, no formato cônico. Os grãos de gelo geralmente pipocam ao atingir uma superfície dura e provocam barulho no impacto. São conhecidas nos Estados Unidos como ice pellets.

Graupel: Partículas de neve mais pesadas, geralmente chamadas de pelotas de gelo. É muito difícil distinguir do granizo miúdo, exceto pela convenção de que o granizo miúdo deve ter um diâmetro maior que 5 milímetros.

Granizo (ou saraiva): é uma precipitação composta por pedras sólidas de gelo, que podem medir de 5 mm ao tamanho de uma laranja. Muitos meteorologistas não o consideram como uma forma de neve, principalmente por sua precipitação poder ocorrer com temperaturas elevadas.

Chuva congelada (ou freezing rain): Chuva na forma líquida que congela após o impacto com a superfície. É necessário que as gotículas da chuva estejam super resfriadas e que a temperatura do solo se situe abaixo de zero para que se produza o congelamento.

Aguaneve (ou sleet): consiste na neve parcialmente fundida, que cai ao solo com traços de cristalização. Normalmente é transparente, não branca como a neve em sentido estrito, podendo conter uma certa quantidade de neve em seu interior.

Sincelo: consiste em um fenômeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a temperaturas entre -2 °C a -8 °C. Resulta do congelamento das gotas de água em suspensão, quando estas entram em contato com a superfície. Quando sob um nevoeiro muito denso, pode produzir o mesmo efeito que uma nevada e ocorrer a precipitação de cristais de gelo em pleno nevoeiro, sem haver nuvens no céu. 

De Onde vem a neve? Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/de-onde-vem-a-neve.html> Acessado em 06 de agosto de 2012. 

Neve. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Neve> Acessado em 06 de agosto de 2012.


Mikaela de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário